14 de ago de 2010

Notações léxicas


E aí, tudo tranquilo? Espero que sim.

Vamos entender o que são as notações léxicas, pode ser? Vamos então.

Notações léxicas são os sinais gráficos que precisamos usar, obviamente na escrita, para representar alguns sons da fala, os fonemas (Para entender melhor sobre os fonemas, vá à aba ‘Fonética e Fonologia’ e acesse ‘Fonema’). O uso das tais notações torna-se necessário, principalmente (há ressalvas… saiba) pelo fato de as 26 letras “nuas” do nosso alfabeto não serem suficientes para representar todos os fonemas que somos capazes de produzir, por isso, precisamos de "vesti-las". Há também o fator lexical, a formação lexical. Acompanhemos a explicação para um melhor esclarecimento.

São notações oficiais da língua portuguesa:

Acento agudo (´) – usado para indicar a pronúncia aberta de uma vogal e para indicar a tonicidade da sílaba em que essa estiver (Sempre!).

     Ex.: café [ka’fé] = /é/ vogal anterior tônica aberta oral; /fé/ sílaba tônica


Acento circunflexo (^) – usado para indicar que a vogal deve ser pronunciada de maneira mais fechada e também para indicar SEMPRE a tonicidade da sílaba em que essa estiver.

     Ex.: tônica [‘tõnika] = /õ/ vogal posterior tônica fechada nasal; /tõ/ sílaba tônica


Acento grave (`) – o acento grave, na língua portuguesa, claro, vem sobre a vogal ‘a’ e apenas para indicar a ocorrência de crase. Não sabe o que é crase? Uh... calma aí... espera um pouquinho que já veremos. É um caso à parte, sabe...? Putz! Juro que essa não foi intencional.

     Ex.: Fui à bienal do livro logo que acabei de escrever esta matéria. (fato)

A pronúncia nos casos de crase nunca muda: a vogal /a/ será sempre uma vogal anterior aberta oral.

Ah, por favor, pedido de amigo agora: não confunda a direção do acento: pra sua esquerda ACENTO GRAVE, pra sua direita ACENTO AGUDO. Sinto um aperto no coração quando leio frases escritas desta maneira: “fui á bienal num domingo”. Lembre-se: o acento que indica crase é canhoto… (sei lá! Macetes mnemônicos talvez funcionem. :P)

Til (~) – Vem apenas sobre a vogal /a/ e sobre a vogal /o/; indicando que essas vogais devem ser pronunciadas com uma ressonância nas fossas nasais; são nasalizadas.

     Ex.: pão [‘pãw] = /ã/ vogal posterior tônica NASAL   

              
     Obs.: a sílaba que tiver uma vogal o ou a nasalizada sob um til sempre será a tônica:
                    coração - notação - caminhão

               Só não será em duas situações:

          1- quando houver outro acento na palavra (´) (^), pois estes prevalecem sempre e anulam a possível tonicidade do til:
                     ímã – órfão.

          2- quando a palavra que tiver a sílaba nasalizada estiver num grau alterado:
                     coraçãozinho - caminhãozinho

Trema (¨) - Sinto muito... esses já não mais existem na língua portuguesa. Aparecem agora só em nomes estrangeiros. Puxa vida, eu gostava muito de usar os tremas.

Cedilha (͵) – por favor, meu caro, de uma vez por todas: não se diz “cê cedilha”; diz-se cê cedilhado!
A cedilha é o “rabinho” que aparece no grafema “C” quando este vem antes de /a/ /o/ e /u/ e tem som de “s” /s/.

     Ex.: dançou comendo paçoca e açúcar (que beleza...)


Apóstrofo (') – (apóstrofo, não ‘apóstrofe’ ou ‘apóstolo’) esse indica a supressão de um fonema, geralmente uma vogal. Bechara tem muito a dizer sobre o apóstrofo; se quiser saber mais, fala comigo. Os exemplos abaixo são os básicos.

     Ex.: mãe-dágua – pau-darco – galinha-dangola


Hífen (-) – vai me desculpar, mas esse também merece um capítulo específico. A matéria já tá enorme; se eu for explicar alguma coisa de hifenização vai ficar uma coisa terrível. Falarei sobre logo mais.

Obrigado por ler esta última frase da matéria. A próxima matéria de ortografia será H, entendeu?

Até lá!

Fonte: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. ALMEIDA, N. Teixeira. Gramática da Língua Portuguesa para concursos.

4 comentários:

  1. Seus comentários(com acento agudo) entre parênteses(com acento circunflexo) são(com til) ótimos(mais uma vez com o avento agudo)! rs
    Aprendi? :)

    ResponderExcluir
  2. rsrs... vc já sabe tudooo, menina.. oras... bj!

    ResponderExcluir
  3. kkkk..adorei a tirinha, muito boa...a explicação está muito clara também!! parabéns pelo trabalho Fá, muito bom mesmo :)
    tô sempre aqui agora, pode esperar..rsrs

    ResponderExcluir
  4. TUDUDIBÃO.......ai meu Deus.....desrespeitei as normas......xiiiii...vou legar bronca...ai kimedo. Amei Fa. Bj

    ResponderExcluir